Unilateral
Lendo sobre o filme"Turistas", percebí que existe uma grande "birra" quanto a visão que os norte-americanos tem de nós, sul-americanos, brasileiros, e que essa "birra" se extende ao ambiente dito artístico. O mal-falado filme retrata aquele Brasil estereotipado, quase caricato de sempre, excluindo apenas macacos correndo pela cidade (isso fica guardado para países asiáticos) e serpentes no pão de açúcar. Não venho defender nossos obesos e imperalistas amigos, nem nos defender. Quando disse "obesos" e "imperialistas", fiz o mesmo que fazem conosco, e aposto que
você, caro leitor, nem se deu conta disso (se deu, maravilha!). A 7ª arte (não só ela) vive de estereótipos, personagens são estereótipos e etc. Não vou me aprofundar em tal especulação pois não possuo conhecimento de causa! Apenas digo: se somos todos negros/índios armados com lanças e fuzis em meio a selva em batalhas de cartéis de tráficos de drogas (vai dizer que sua mente preconceituosa e impostada de estereótipos não pensou na colômbia ou bolívia nessa descrição?), serão eles todos:
obesos-branquelos-capitalistas-consumistas-comedores-de-bacon-com-ovos-poluidores-inconsequentes?
os franceses frescos e afeminados (já assistiu à um jogo de "rugby" da
seleção francesa?)?
e daí em diante.
Se num livro, os homens são retratados como malvados, cretinos e imbecis, alguém se preocupa? Isto é apenas ficção, quanto filmes/obras americanos inventam coisas terríveis em suas próprias cidades!? (vide Stephen King)
Nota cinematográfica: Se você se importa com o retrato de certos países em filmes, nunca vá a "Bratislava" à procura de mulheres, ok?
Governantes da Eslováquia, repressão, já!
Nota2: Não defendo norte-americanos, argh, porcos capitalistas!
Tuesday, March 13, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment